Páginas

segunda-feira, 30 de março de 2015

Pablo Neruda

Não sou muito de ler versos, e Pablo Neruda entrou em minha vida no ano de 2000, qdo participei de um congresso ambiental em Manaus, AM.
Numa sala ao lado estavam fazendo um congresso poético, onde se reuniam para discutir a vida e obra de Pablo Neruda, e os organizadores nos convidaram para um coquetel no Teatro Municipal de Manaus, que estava reabrindo as portas, recentemente reformado. Lugar belíssimo, e à medida que iam declamando poesias do escritor, eu ia formando minha opinião sobre ele, e digo : ele é muito doido! (Foi) rsrs
Visitei sua casa em Santiago, chamada La Chascona (a descabelada), em homenagem à sua amante, que tinha os cabelos encaracolados e esvoaçantes. Como ele gostava muito de barcos, fez toda a decoração de suas salas como se estivesse em um barco, trazendo, inclusive, balcões originais e dispondo os moveis no formato de um barco, com janelas imitando escotilhas, etc.
Descobri que Neruda teve 3 casas, porque tinha 3 mulheres, mas no final, se divorciou da esposa para ficar apenas com uma das amantes.
Pena que estando eu em Valparaíso , não tive tempo de visitar sua outra casa, q tb virou museu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário